quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Café Saltense


"O nosso café além de saboroso, é ecológicamente correto: a sua torra é feita na torradeira a lenha - com madeira liberada pelo IBAMA (menos poluidora que as a gás ou deesel)"

  Afirmam os diretores Paulo Adriano N. Freire e Pedro Zacarias(*foto), que também nos contam Como foi a escolha de “Salto” para batizar o nome de mais um café do Grupo Fidelíssima e porque Mesmo com a concorrência de sucos, refrigerantes e isotônicos o jovem ainda toma um “cafezinho” e quando questionados sobre Cidades que são Estâncias Turísticas atraem os turistas com: seus pratos típicos, chocolates e cafés; o Café Saltense permitindo visitas em suas instalações ajudam a atrair o turismo para Salto, enfatizam.
Nada mais gratificante que poder homenagear esta querida cidade e seu povo. Pois aqui estamos sediados e obtivemos uma excelente e amigável acolhida. O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e o jovem sabe o que é bom e gostoso. É só verificar o aumento das cafeterias e o glamour dos baristas.
Quanto ao turísmo não nos havia ocorrido este forma de divulgarmos o turismo na cidade, mas se formos convidados a participar de eventos desta natureza, não nos furtaremos a oferecer um saboroso café àqueles que nos visitarem.

Em tempos de fast foods, gordura trans o café reaparece como o “vinho Negro”, saudável para todas as idades. Expliquem como as receitas que veiculam no site pode ajudar na saúde?
Não conhecia esta expressão, referindo-se ao café, mas como poema de Cruz e Souza. Entretanto, o café ou “Qahwa”, que significa vinho em árabe, quando chegou à Europa no século XIV, era conhecido como “o vinho da Arábia”.

E para os amantes da bebida informam sobre o CAFÉ, as diferenças entre os grãos e porque a escolha do tipo Arábia para a nossa região, E onde é cultivado o Café Saltense?

O café possui segredos, da plantação a degustação, passando pela colheita, seleção, torração, moagem e preparo. O Café Saltense é um café 100% arábica, proveniente do sul do Estado de Minas Gerais e torrado a lenha. O Café Saltense, bem como o Fidelíssima, é um café produzido através da seleção de grãos arábica, bebida dura, com doçura, corpo e aroma bastante pronunciados, mesmo com baixo teor de acidez. Aproveitamos o espaço para informar algumas características e


                                              Espécies de café


 Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil conhecemos apenas duas: o café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.


 O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, de onde resulta seu nome (Etiópia, Yemem).
 O robusta é originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um “sabor típico e único”. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas.

Características do café (variações de Bebida)



- Mole: tem um sabor agradável brando e doce.
- Dura: apresenta um conjunto de todos os requisitos de aroma e sabor da bebida mole, porém mais acentuados.
- Riado: é um café com leve sabor típico de iodo.
- Rio: apresenta cheiro e gosto acentuados de iodo.
- Rio Zona: tem a característica de bebida bem mais 
acentuada que as outras. 


 Características da Bebida
A bebida pode ser caracterizada por vários fatores como a doçura, o amargor, acidez, corpo e aroma.

- Doçura: são cafés mais finos, mais adocicados e permitem a degustação sem adição de açúcar. O excesso de grãos verdes, pretos ou ardidos, não apresenta doçura perceptível;

- Amargor: é o gosto produzido pela cafeína, que é mais equilibrado nos cafés de melhor qualidade. O café com amargor muito forte, que incomoda a garganta, é proveniente de café de baixa qualidade ou de uma torra muito acentuada .

- Acidez: é a sensação obtida na parte lateral da língua mais desejável pelo consumidor europeu.

- Corpo: é uma sensação na boca causada por uma persistência no paladar, o que enriquece a bebida.

- Aroma: os bons cafés têm um aroma bem pronunciando. A maior acidez do café permite maior percepção ao aroma, que pode ser – frutado, florado, achocolatado ou outros.
  O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.
                                                                                                              ^ _^ No site
http://www.fidelissimacafes.com.br/index.php


Encontrarão receitas a base de café como essa.
Café com garapa

 
Olivier Anquier - http://www.olivieranquier.com.br


Ingredientes:

- 3 colheres de sopa de pó de café

- ½ litro de garapa

Modo de Preparo:

- Coloque a garapa para ferver;

- Num coador, coloque o pó de café e coe com a garapa já fervida.
*Para maiores informações acessem:


http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html

http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html
O Programa Café e Saúde tem como Coordenador Científico o



Prof. Dr. Darcy Roberto Lima. Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, este médico, escritor e professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor Associado de Pesquisas, ICS, Vanderbilt University, TN, USA, dedica-se a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos.
Agradecimentos:
Ao Nuno e a Miriam sem os quais essa entrevista não seria possível.

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...