sábado, 10 de março de 2012

Eliane Camargo uma caipira pós graduada

Por Susana Toledo

A joranlista Susana e Eliane
 durante a entrevista

Susana – Eliane, Desde 1929 da primeira gravação de música raiz por Cornélio Pires, a música sertaneja vem passando por tranformções: da raiz para o sertanejo universitári e dele para o chamdo sertenejo pop, como cantora de sucesso que acompanha e participa dessa mudança, o que você acha que vem por ai, uma volta ao “modão raiz”?

Eliane - Não creio que vai haver retorno, mesmo porque na verdade, as pessoas ouvem dos sertanejos universitários, o que chamamos de música de trabalho. Geralmente, essa música é pop, mas todos os universitários que estão ou passaram pelo meu programa de rádio, que nós estamos apresentando há 15 anos, todos eles cantam música raiz. Então, não houve toda essa mudança, isso é notado por quem houve rádio ou assiste TV, mas um CD/DVD de um artista é composto por 15...17 músicas e entre essas tem muita moda raiz.


A mídia, e o artistas são culpados por não fazer essa divulgação, gostam da música raiz(que nunca vai deixar de existir), mas não a incorporam ao sucesso, é claro que a música raiz não vai ser sucesso nacional como uma música de trabalho, que o artista grava e paga para tocar, mas ela sempre estará presente nos repertórios.

Susana – No Brasil o ano só cemça depois do carnaval, você está fazendo aniversário, e para comemorar quais seus novos projetos?
A cantora/apresentadora
Eliane Camargo e a joranlista
susana Toledo


Eliane - Tenho vários projetos para este ano, eu faço aniversário no carnaval, eu nasci num carnaval. Para o sertanejo, o ano só começa depois do carnaval. Existe alguns artistas que estão inseridos no carnaval exemplos de: Jorge & Mateus, Luan Santana, Michel Teló, que estiveram nos trios na Bahia, tem muita gente que não trabalha nessa época como é o meu caso.

Um dos projetos é a segunda edição do FESTIVAL DA MÚSICA SERTANEJA, que fizemos o ano passado com muito sucesso, com mais de 1.800 inscritos, premiação, e um público de 4mil pessoas no local da gravação. Esse projeto não é pessoal e sim da idealista que sou, defensora da música caipira. Outro projeto esse da apresentadora é o de gravar um DVD para comemorar os 15 anos do nosso programa de TV, convidamos: Milionário & José Rico, Pedro Bento & Zé da Estrada, o Tinoco(meu grande amigo), enfim, quero que seja em breve. O projeto da cantora, é a gravação do meu segundo DVD, que sempre acabo adiando, por conta de outros projetos, mas este ano quero fechar com alguma cidade do Brasil, para ir lá e gravar o meu DVD.

Susana – Você já escreveu um livro?
Eliane - Eu amo escrever, tenho um livro monográfico muito bonito, que escrevi na época do meu mestrado, sou apaixonada por história.
Depois disso teve um momento digamos de “cumadre” , onde eu comentei que quando eu tinha um programa de rádio em 1999, ela me mandava seu trabalho com autografo sobre uma marca de beijo. Ela disse que internet é muito boa mas afasta o artista do locutor peça fundamental para o sucesso de uma música, e dos fãs para os quais ela tem saudades de escrever cartinhas.

Mais sobre a cantora/apresentadora Eliane Camargo:
O Saxofonista Dirceu
 pai de Eliane

Com um fã clube com mais de 25.000 sócios "Fã Clube amigos da Rainha do Bailão".
A profissão da cantora começou cedo! O pai foi maestro, saxofonista e teve um conjunto de baile que ensaiava na sala de sua casa, A mãe foi cantora no auge dos programas de rádio e canta até hoje. O pai não queria que a filha seguisse essa profissão, queria que estudasse e ela realizou o sonho do Sr. Dirceu Camargo, fez duas faculdades: Educação Física, Direito e pós-graduação em metodologia do Ensino Superior.
Eliane Camargo foi precoce, entrou na escola com 6 anos; na Universidade com 16, se formou com 19 e aos 21 anos já era professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), chegou a ter 6 empregos simultâneos, praticou esporte durante 15 anos, foi uma ginasta premiada (Ginástica Olímpica) e encerrou sua carreira como campeã nos jogos abertos do Paraná realizada na comemoração do cinquentenário da cidade de Londrina..

Quando o pai faleceu em 1986, Eliane Camargo arriscava seus primeiros passos como apresentadora de televisão (local) com recreação e atividades físicas, infantis e pedagógicas no programa "Eliane e o ABC da alegria" na TV Tropical de Londrina e já era sucesso no seu programa diário na Rádio Cruzeiro Am Londrina PR, programa "Eliane e Você" das 8 às 12 hs. Ter sido radialista foi fundamental para ela decidir entrar no mundo do disco e gravar em 1991 seu 1º LP... Daí em diante passou somente a fazer aquilo que mais queria e fez a opção pela música. Há 16 anos fixou residência em São Paulo "Profissão Cantora" e o 9º CD da cantora lançado em 2010.

Um comentário:

Eliane Camargo disse...

Obrigada pela matéria Susana, adorei, aliás é muito bom quando um profissional concede uma entrevista e após a exibição a gente fica satisfeito, obrigada mesmo viu?
bj
Eliane Camargo

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...