quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chanel

Gabrielle "Coco" Chanel 
Susana Toledo- 
Como de médico, músico, negro, poeta estilista e louco todos nós temos um pouco, Conheça Coco Chanel. Que disse: "Precisamos conhecer o valor e o preço das coisas". Elegância se reconhece como citou Clodovil "Nunca vi mulher mais elegante do que a esposa de um pescador que conheci: cabelos penteados em alinho, vestido simples, limpo e sem nenhum amarrotado, fazia tudo ereta e falava com altivez".  









"Eu criei um estilo para um mundo inteiro.
Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda."
 



Suas Frases
 



"Quem não gosta de estar consigo mesmo em geral está certo
"Não há tempo para a monotonia do previsível. Há tempo para o trabalho. E tempo para o amor. Isso nos toma todo o tempo."
"Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor a gente não perdê-la." 
"Meus amigos, não tenho amigos."
"A lenda é a consagração da celebridade."
"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."
"Onde uma mulher deve usar perfume?', perguntou-me uma moça. 'Onde ela quiser ser beijada', eu respondi."
"A moda virou uma piada. Os designers se esqueceram que existe mulheres dentro das roupas. A maioria das mulheres se veste para os homens e quer ser admirada. Mas elas também precisam andar, entrar num carro sem arrebentar a costura! Roupas têm que ter uma forma natural."
"Moda é arquitetura: é uma questão de proporções."
"Uma mulher possui a idade que merece."
"O luxo precisa ser confortável, senão não é luxo."

"Elegância é recusar."
"Não existe moda para os velhos."
"A moda é feita para se tornar demodê."
"Uma moda que não chega às ruas não pode ser chamada de moda."


"A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo."

"Quantos cuidados uma pessoa precisa tomar quando decide não ser algo mas sim alguém." 
"A moda reivindica o direito individual de valorizar o efêmero."
"Eu já não sou o que era: devo ser o que me tornei."
                                     O Mito



  Com estilo único e inovador dona da nova elegancia que se tornou atemporal, elegância até então reprimida, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu em espelho,a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
  O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983,dirige as criações da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, repaginado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.




      
                          Símbolo de status


  
A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o  
Chanel nº 5
tido como o mais vendido no mundo -, Dentro de um frasco art déco o que a tornou milionária.O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel,
"Um perfume de mulher com cheiro de mulher". foi o que pediu Coco, Chanel n° 5 que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.



                     Em seu ateliê



http://www.chanel.com/sitemap/sitemap.php?zone=EURBR
****************************************************************
Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.
A sede da Chanel em Place Vendôme, Paris
A família de Gabrielle era muito numerosa: tinha quatro irmãos (dois meninos e duas meninas). O pai, Albert Chanel, era caixeiro-viajante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Depois da morte precoce da mãe, que faleceu de tuberculose, o pai de Chanel ficou com a responsabilidade de tomar conta das crianças. Devido à profissão de seu pai, Coco e as irmãs foram educadas num colégio interno, enquanto que os irmãos foram trabalhar numa quinta.
Em 1903, com vinte anos, Gabrielle saiu do colégio e tentou procurar emprego na área do comércio e da dança (como bailarina) e também fez tentativas no teatro, onde raramente teve grandes papéis devido à sua estatura.
Com vinte e cinco anos, Chanel conheceu um rico comerciante de tecidos, chamado Etienne Balsan, com quem passou a viver.
Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheçeu o grande amor da sua vida: um milionário inglês Arthur Boyle. Boyle ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz.
Algum tempo depois, Boyle acabou a relação com Gabrielle para se casar com uma inglesa e meses mais tarde morreu num desastre de carro.
Com este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.


No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich, que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética. A sua relação com Paulovitch a fez desenhar roupas com bordados do folclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje.

Em 1921, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o nº5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, veio o nº17, mas este não teve o mesmo êxito que o nº5.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.
No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, passando a residir na Suíça.
Devido à morte do ex-presidente norte-americano John Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs (casacos, fato e sapatos). Depois voltou a residir na França.
Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.
A família de Gabrielle era muito numerosa: tinha quatro irmãos (dois meninos e duas meninas). O pai, Albert Chanel, era caixeiro-viajante e a mãe, Jeanne Devolle, era doméstica. Depois da morte precoce da mãe, que faleceu de tuberculose, seu pai foi para a América fazer fortuna e deixou Coco (12), Julia (13) e Antoinette (8) num colégio interno, enquanto que os irmãos foram trabalhar em uma fazenda de faz-tudo
Aos 18 anos ela encontrou sua tia, que com a mesma idade e a mesma ambição de fugir do internato, com êxito em 1903 ela trabalhou como costureira em uma loja de enxovais. Cerca de 1907-1908, em uma viagem a Vichy com seu tio ela se põe a cantar e começa a sonhar com o music-hall. Com idades compreendidas entre os vinte e quatro anos, verifica-se a mostrar a funcionários o apelido Coco, porque tem o hábito de cantar Quem viu Coco no Trocadero? "Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro ? " Com sua silhueta ela atrai Etienne Balsan (1880-1953), que foi um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica tecidos que fabricava o uniforme do exército. Ele era um criador dos melhores cavalos da França, mas o romance só dura alguns meses ao perceber que não o ama mais.
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coco_Chanel

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...