quinta-feira, 20 de maio de 2010

O desafio da criatividade nos textos do jornalismo literário


Por Susana Toledo
          O Dia do desafio


Coordenador de Jornalismo Paulo Stucchi ao lado de Celso Falaschi abrindo o evento

Para esse dia, a Faculdade Prudente de Moraes FPM/Itu - SP, trouxe o professor Celso Falaschi, para palestrar.Os alunos de Comunicação Social/Jornalismo, interagiram com o palestrante. Participando com a "gincana cultural", de produzir matérias para várias mídias, monitorados pelos professores.

  A palestra


Falaschi
Bizeto e Stucchi ao fundo


Celso Falaschi, inicia discordando dos professores receberem os jovens nas universidades de comunicação dizendo, que não mudarão o mundo por serem jornalistas.
"Os jornalistas podem mudar o mundo sim! Com a qualidade de seus textos. Eles podem provocar mudanças no modo de pensar da sociedade. Eu comecei a trabalhar em jornal
aos 17 anos, no Correio Popular de Campinas-SP, em 1970, época emque não precisava de diploma para exercer a profissão de jornalista, aprendia-se com a prática, e eu aprendi. Aprendi, também que é necessária sim, uma graduação ou uma pós-graduação. Inclusive no MEC, tramita novas idéias sobre esse assunto. Uma pesquisa nos EUA, confirma que 95% dos jornalistas americanos são graduados ou pós-graduados em comunicação, lá também não precisa de diploma para escrever. No Brasil, a não exigência do diploma, faz com que algumas empresas de comunicação contratem burlando as leis trabalhistas sob protestos dos sindicatos”.
Sim ou não ao diploma
Sobre essa polêmica, Falaschi explicita sobre o que acredita será a Universidade de Comunicação do futuro.
"Creio numa mescla de humanidades e prática jornalística. Essa é a formação ideal na graduação ou pós-graduação na área de comunicação." O professor salienta, que a volta da boa leitura, vem dá exigência de leitores mais críticos que faz os jornais retomarem o jornalismo literário. Durante muito tempo os jornais investiram em reformas gráficas, querendo se parecer com TV e internet, e esqueceram da qualidade dos textos, da informação escrita. Agora com a internet e celular, os leitores ficaram mais exigentes e críticos. Buscam nos jornais textos diferentes dos que já recebem nos seus celulares, twitteres ou viram nos totens. Os americanos ouviram 270 mil leitores, e 76% deles, preferem o jornalismo literário nos jornais. Pesquisei 11 dos 15 do rankin dos melhores jornais do Brasil. Só o jornal Zero Hora(RS ) e o Correio Braziliense(DF), tem jornalismo literário em todas as suas edições. Foi uma surpresa para mim.                                                                  
              .     
Eles realmente investem nisso, levam os profissionais para fora do pais para se aperfeiçoarem. No jornalismo literário, cabe qualquer mídia. Temos na Rede Globo os jornalistas: Marcelo Canellas, e a Monica Teixeira, na Record o Raul Dias Filho, os textos deles são primorosos! O programa Globo Repórter, tem geralmente um texto bom. Ser jornalista, é escrever bem, e o jornalista tem que relatar os fatos indo além da pirâmide invertida, responder a quem lê mais do que o quem? onde? como?...tem que ir além, apaixonar o leitor. O jornalismo literário, é usar técnicas da literatura para relatar a realidade"
 No final da palestra Falaschi deixa espaço para perguntas dos univesitários
                      As questões dos universitários
Respondendo a pergunta da aluna Ana Kelly, sobre a falta que acha de mais jornalismo de humor nos jornais, o professor campineiro concorda com a universitária. "Acho que falta mesmo mais humor nos nossos textos jornalisticos, na espanha, argentina e até nos EUA, tido como um povo frio, tem mais humor nos textos que nós. Um bom exemplo foi o programa “CQC, que começou bem e deu uma "caída", agora parece estar retomando a idéia inicial" A aluna Renata Guido, o questiona de como o jornalista de hoje pode ser criativo e literário se cada vez tem menos tempo para produzir sua matéria, e ainda concorrer com outras mídias. Falaschi pondera. " Sim, o jornalismo tem que ser dinâmico, mas é possível conciliar numa redação a Hard news e o literário, que certamente tem que ter um projeto voltado para isso, um ou dois jornalistas que vão fazer o texto literário e não é o jornal todo. Se o texto for bom, nunca será massante nem longo."
Coletiva
O palestrante é entrevistado pelos alunos das mídias -rádio-TV-impresso-assessoria e  online
TTN- o Senhor enfatiza que o jornalista deve ser criativo. Onde o jornalista deve buscar sua criatividade. Falaschi-Em técnicas, em aprimoramentos que só se consegue estudando sempre, lendo e querendo ser incansávelmente aluno. Existe técnicas específicas como a da psicologia da criatividade, e ler muito! Pesquisar sempre. Redescobrindo novas maneiras de relatar a realidade, aprender antes de todo mundo as novidades, ser um narrador que inova sempre a forma de contar histórias reais.
Depois do desafio as notas dos alunos e o balanço do evento
Marisa Telo faz balanço do evento do dia do desafio/FPM
Após a exibição do audio dos alunos de rádio "Literádio", a profa. Marisa Telo, fala sobre o desempenho dos universitários. "Agradeço a todos vocês por terem me permitido voltar ao rádio. E sinto que vocês já estão preparados para o mercado de trabalho lá fora. rádio é isso o que vocês fizeram, adrenalina e trabalho em equipe. Parabéns!"
Cordenador-professores e alunos assistem as edição do material produzido pelos universitários   
O coordenador do evento prof. Ricardo Bizeto, destaca."Vocês participantes  de todas as mídias, estão realmente aptos ao mundo lá fora, acompanhei a evolução de vocês, que de tímidos calouros (hoje nos terceiro, ou quarto ano de jornalismo), tomam decisões, delegam poderes e já tem espírito de equipe. É o que nos faz pensar que valeu a pena".  
 #   
O jovem, e entusiasmado coordenador de jornalismo, Paulo Stucchi, comemora o Dia do desafio/FPM. " Todos vocês são nota 10! Pelo empenho e competência. Algum de vocês nem se conheciam, e já vestiram a camisa da camaradagem, jornalismo é isso!Teremos mais na Semana de Comunicação que vem ai". Impresso-professora Monica Leite
Rádio-profa. Marisa Telo.
TV.-prof.Ribas Velasco.
Online/Assessoria-prof. Paulo Stucchi.  Edição TV. Marcelo Prata/Rádio Carlos Nascimento. Técnicos Lalo e Fabiano  Com coodenação do prof. Ricardo Bizeto.
Frazes de Falaschi

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...