terça-feira, 4 de maio de 2010

Restaurar é recuperar prestígio

Susana Toledo








  Foto da Antiga Estação Ferroviária  em 1920
Salto busca Com a restauração da antiga estação ferroviária  o prestígio que viveu no auge  do Império, agora voltado para  cultura e turismo. Essa intenção, também se estende à cidade de Itu que restaura sua antiga ferrovia, de onde partirá a Maria Fumaça .
   Como os trilhos chegaram as duas  cidades. Foi o capital da lavoura da cana-de-açucar, do café e do algodão que alavancou o lugarejo, na segunda metade do século XIX. A posição geográfica privilegiada, junto à queda d'água, foi decisiva para os primeiros investimentos fabris. Com eles em 1873 veio a  ferrovia, com a instalação dos trilhos pela  Companhia Ytuana de Estrada de  Ferro como pioneira em linhas tronco. Alguns dias após Itu também  inalgurada com festas  a sua ferrovia na véspera do dia da célebre Convenção de Ytu,  a 18 de abril de 1873, para receber os congressistas pela estrada de ferro, novidade e sinal de progresso na época.
Durante seu funcionamento os trilhos de Itu/Salto foram administrados por: Cia. Ytuana até 1882, Cia. união sorocabana e Ytuana até 1907, Sorocabana Rilway até 1919, E. F. Sorocabana até 1971 e finalmente pela Fepasa em 1988, quando os trilhos foram desativados. Os caminhos dos trilhos de Itu e Salto ligava Jundiai a Itu, com bitola de 96 cm. Esse caminho foi desativado em 1914. A ampliação da bitola para 1m. Fez com que  o trecho percorrido chegasse até Mairinque, Firmino Quirino e Campinas, ponto próximo a Itaici, até 1988, com a total desativação. 


Foto de Estação Ferroviária de 
Salto abandonada  em 1982
 
Foto do atual estado da Estação Ferroviária
                                         de Salto que até fevereiro deste ano era 
                                       usada por uma cooperativa de alimentos

O projeto de restauração dos trilhos ligando as duas cidades começa pelas mãos  de Fábio Luis Grizoto, de 32 anos e Turismólogo desde 2008. Por meio de seu trabalho de conclusão de curso(TCC), de turismo em 2005.



                        A antiga Estação Ferroviária de Itu
" Morei em Salto quando criança e nasceu ali minha paixão pelos trens, começou com um brinquedo pequeno depois um que ocupava a sala  da minha casa. em 2005,
como  meu TCC levei até o Rio de Janeiro o projeto do -Trem Republicano- ao ministro do turismo."conta Grizoto"O pai da idéia", cujo  projeto turístico de 10 milhões de reais, hoje abraçado por três cidades(Salto, Itu e Indaiatuba"
     Atual estado da Estação Ferroviária de Itu
         (prédio usado pelo SAEE)
 Em 2007 os  prefeitos de Itu, Herculano Passos Júnior. e de Salto Geraldo Garcia apoiaram o projeto de Fábio e o atual prefeito de indaituba, Reinaldo Nogueira,  na época  deputado estadual e conseguiu a verba de 7milhões  para a restauração. O caminho dos trilhos terá 7km, e o que era sonho hoje é tão real que a cidade de Indaiatuba quer que os trilhos se estenda até Pimenta, chegando a 11km e passando pela estrada do pedregulho onde estão fazendas históricas. 
   Fábio Luis Grizoto ao lado do ministro Luiz Barretto
                                                                     
 Atualmente Há um consórcio entre as prefeituras de Itu e Salto fará uma licitação para autorizar uma empresa concessionária construir a ferrovia, restaurar as estações e administrar o empreendimento com a manutenção das máquinas e vagões e do leito da estrada por um “determinado” número de anos. Duas empresas já se interessaram pela operação e manutenção da Itu-Salto – a ABPF (Associação Brasileira da Preservação Ferroviária), de Campinas, e um empresário de Atibaia que trabalha no ramo.O prazo anunciado para o trem Republicano voltar a seus trilhos é para meados de 2011



   As cidades- Salto tem 110 mil habitantes e localiza-se na região de Sorocaba. O nome da  cidade vem do rio Tietê que  forma  cachoeira no trecho da cidade. Salto foi descoberta pelo bandeirantes Antonio Vieira Tavares  em 1698. A denominava-se Salto de Itu, nome que mudou em 1917. conhcida por  ''Pequena Manchester Paulista" pela vinda  de industrias texteis como a  Brasital em 1919. Seus limites: Itu , Indaiatuba  e Elias Fausto .distancias de outras cidades: Campinas- 40 km, Sorocaba- 35km, Indaiatuba13km, Jundiaí- 55 km,Itu- 06 km. Sua  área: 134,258km² .Acessos: O pelas rodovias Santos Dumont, Convenção Repúblicana  e Marechal Rondon. Itu foi fundada por Domingos Fernandes  em 1604, em torno da capela  Nossa Senhora da Candelária.  iníciou o povoado, em 1657. Itu participou do movimentos bandeirista,  das Monções e da Convenção Republicana, cultivando o título de Berço da República Com População de : 145.149 e Área: de: 640 km². distcias de outras cidades:Salto: 08 Km,Sorocaba -39 Km, Campinas- 47 Km, Jundiaí- 49 Km,São Paulo-101 Km. Acessos pelas Rodovias: Bandeirantes,Castelo Branco e do  Açúcar.
Para Andiara Druzian que é monitora de turismo na Estância Turística da cidade de Salto,  vê a reativação da antiga Estação ferroviária como mais um atrativo turistico.
“A reativação dos trilhos do antigo Trem Republicano virá como grande potencial. Todo investimento turístico tras uma série de vantagens e beneficios econômicos e sociais também, acredito no turismo não só como fonte renda mas também como uma ferramenta de desenvolvimento local. A reativação da Maria fumaça cria também um laço entre as cidades de Salto e Itu, o que chamamos de Regionalização do turismo. "



Andiara Druzian, 21 anos Trabalha com turismo a quatro anos. Formada em Gestão Ambiental especializada em Educação Ambiental  Técnica em Turismo com credencial EMBRATUR

Mostra no mapa o caminho que fará o " Trem Republicano"
 
Como curiosidade, e para enfatizar o quanto é importante os trilhos para Salto e Itu, Andiara cita a passagem de autoridades pelo múnicipio.”Em 1875, na sua segunda visita a região, Dom Pedro II acompanhado da Imperatriz D. Thereza Cristina, esteve em Salto por meio dos trilhos da Cia Ituana de Estrada de Ferro, entre outras autoridades que durante o século XIX visitaram nossa região.”
O prédio da antiga estação ao ser restaurado pode trazer para o municipio de Salto e de  Itu o velho prestigio do tempo do Império agora no sentido cultural.





2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima notícia. Me alegra saber dos cuidados com o Patrimônio Histórico, tão necessários para a construção da Identidade Nacional.

Andiara Druzian disse...

Parabéns pela matéria... O turismo precisa de incentivos e divulgação como essa!

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...