Foto da Antiga Estação Ferroviária em 1920
Salto busca Com a restauração da antiga estação ferroviária o prestígio que viveu no auge do Império, agora voltado para cultura e turismo. Essa intenção, também se estende à cidade de Itu que restaura sua antiga ferrovia, de onde partirá a Maria Fumaça .Como os trilhos chegaram as duas cidades. Foi o capital da lavoura da cana-de-açucar, do café e do algodão que alavancou o lugarejo, na segunda metade do século XIX. A posição geográfica privilegiada, junto à queda d'água, foi decisiva para os primeiros investimentos fabris. Com eles em 1873 veio a ferrovia, com a instalação dos trilhos pela Companhia Ytuana de Estrada de Ferro como pioneira em linhas tronco. Alguns dias após Itu também inalgurada com festas a sua ferrovia na véspera do dia da célebre Convenção de Ytu, a 18 de abril de 1873, para receber os congressistas pela estrada de ferro, novidade e sinal de progresso na época.
Durante seu funcionamento os trilhos de Itu/Salto foram administrados por: Cia. Ytuana até 1882, Cia. união sorocabana e Ytuana até 1907, Sorocabana Rilway até 1919, E. F. Sorocabana até 1971 e finalmente pela Fepasa em 1988, quando os trilhos foram desativados. Os caminhos dos trilhos de Itu e Salto ligava Jundiai a Itu, com bitola de 96 cm. Esse caminho foi desativado em 1914. A ampliação da bitola para 1m. Fez com que o trecho percorrido chegasse até Mairinque, Firmino Quirino e Campinas, ponto próximo a Itaici, até 1988, com a total desativação.
Foto de Estação Ferroviária de
Salto abandonada em 1982
de Salto que até fevereiro deste ano era
usada por uma cooperativa de alimentos
O projeto de restauração dos trilhos ligando as duas cidades começa pelas mãos de Fábio Luis Grizoto, de 32 anos e Turismólogo desde 2008. Por meio de seu trabalho de conclusão de curso(TCC), de turismo em 2005.
A antiga Estação Ferroviária de Itu
" Morei em Salto quando criança e nasceu ali minha paixão pelos trens, começou com um brinquedo pequeno depois um que ocupava a sala da minha casa. em 2005,como meu TCC levei até o Rio de Janeiro o projeto do -Trem Republicano- ao ministro do turismo."conta Grizoto"O pai da idéia", cujo projeto turístico de 10 milhões de reais, hoje abraçado por três cidades(Salto, Itu e Indaiatuba"
(prédio usado pelo SAEE)
Fábio Luis Grizoto ao lado do ministro Luiz Barretto
As cidades- Salto tem 110 mil habitantes e localiza-se na região de Sorocaba. O nome da cidade vem do rio Tietê que forma cachoeira no trecho da cidade. Salto foi descoberta pelo bandeirantes Antonio Vieira Tavares em 1698. A denominava-se Salto de Itu, nome que mudou em 1917. conhcida por ''Pequena Manchester Paulista" pela vinda de industrias texteis como a Brasital em 1919. Seus limites: Itu , Indaiatuba e Elias Fausto .distancias de outras cidades: Campinas- 40 km, Sorocaba- 35km, Indaiatuba13km, Jundiaí- 55 km,Itu- 06 km. Sua área: 134,258km² .Acessos: O pelas rodovias Santos Dumont, Convenção Repúblicana e Marechal Rondon. Itu foi fundada por Domingos Fernandes em 1604, em torno da capela Nossa Senhora da Candelária. iníciou o povoado, em 1657. Itu participou do movimentos bandeirista, das Monções e da Convenção Republicana, cultivando o título de Berço da República Com População de : 145.149 e Área: de: 640 km². distcias de outras cidades:Salto: 08 Km,Sorocaba -39 Km, Campinas- 47 Km, Jundiaí- 49 Km,São Paulo-101 Km. Acessos pelas Rodovias: Bandeirantes,Castelo Branco e do Açúcar.
Para Andiara Druzian que é monitora de turismo na Estância Turística da cidade de Salto, vê a reativação da antiga Estação ferroviária como mais um atrativo turistico.
“A reativação dos trilhos do antigo Trem Republicano virá como grande potencial. Todo investimento turístico tras uma série de vantagens e beneficios econômicos e sociais também, acredito no turismo não só como fonte renda mas também como uma ferramenta de desenvolvimento local. A reativação da Maria fumaça cria também um laço entre as cidades de Salto e Itu, o que chamamos de Regionalização do turismo. "
Andiara Druzian, 21 anos Trabalha com turismo a quatro anos. Formada em Gestão Ambiental especializada em Educação Ambiental Técnica em Turismo com credencial EMBRATUR
Mostra no mapa o caminho que fará o " Trem Republicano"
Como curiosidade, e para enfatizar o quanto é importante os trilhos para Salto e Itu, Andiara cita a passagem de autoridades pelo múnicipio.”Em 1875, na sua segunda visita a região, Dom Pedro II acompanhado da Imperatriz D. Thereza Cristina, esteve em Salto por meio dos trilhos da Cia Ituana de Estrada de Ferro, entre outras autoridades que durante o século XIX visitaram nossa região.”
O prédio da antiga estação ao ser restaurado pode trazer para o municipio de Salto e de Itu o velho prestigio do tempo do Império agora no sentido cultural.
2 comentários:
Ótima notícia. Me alegra saber dos cuidados com o Patrimônio Histórico, tão necessários para a construção da Identidade Nacional.
Parabéns pela matéria... O turismo precisa de incentivos e divulgação como essa!
Postar um comentário