sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dra. Nerci Jerônimo Cardoso - Fonoaudióloga

Dra. Nerci Jerônimo Cardoso. Professora de canto, Fonoaudióloga 
e formada em Medicina Tradicional Chinesa.
Abordamos com ela o tema voz. E a Dra. Nerci nos dá dicas de como os locutores, cantores e professores, que são os profissionais que mais usam a voz como ferramenta de trabalho, podem cuidar da voz e para os que não são dessa área também.


Toda pessoa que trabalha com a voz, precisa trabalhar com o corpo todo: trabalhar a sua respiração, ter cuidado com a sua alimentação e principalmente ter técnica vocal para saber fazer o uso correto da voz e sozinha a pessoa não consegue. Então, ela precisa da orientação de um profissional capacitado para que ele oriente essa pessoa a ter saúde vocal de uma forma individual.


Sobre o cantor Zezé Di Camargo, ter feito uma cirurgia na garganta e voltado a cantar, ela salienta.
Com certeza, não teria chegado ao extremo de ter que fazer uma cirurgia, se ele tivesse passado não só por uma orientação vocal de um professor de canto, que no caso do cantor e muito importante, ele fazer aula de canto sempre e tivesse feito um acompanhamento com um otorrino e com uma fonoaudióloga. O trabalho do fonoaudiólogo e diferenciado do professor de canto, o professor visa a beleza o fonoaudiólogo além de ter em vista a beleza da voz, o foco dele e a saúde vocal, desse músculo e da pessoa como um todo.

A Dra. Descreve o trabalho de um fonoaudiólogo e as técnicas que pode , mudar a voz de uma pessoa, melhora-la. Para fazer programa de radio e TV um profissional como o fonoaudiólogo é fundamental.



O fonoaudiólogo tem essa função; trabalha bastante com a reabilitação vocal, o foco dele não é só a beleza da voz, mas ele trabalha bastante com a reabilitação do músculo, da patologia, trabalha prevenindo capacitando a pessoa para o uso da voz, porque cada profissional tem uma necessidade: a do ator é uma, a do locutor é outra, do advogado é outra, do jornalista é outra, cada um tem a sua postura vocal e o fator emocional esta envolvido nessa fala. O profissional da voz, vai fazer com que a pessoa use mais e melhor a voz sempre com saúde.


A Fono enfatiza sobre a velha mania do brasileiro só procurar o médico, quando doente e não como prevenção.
O nosso povo de uma forma geral, procura um profissional da saúde conforme a sua necessidade, como prevenção dificilmente as pessoas procuram.Quando começa a aparecer alguns sinais, sintomas, começa a falar e fica rouco, começa a sentir que a garganta dói ai ele procura, as vezes procura primeiro o fonoaudiólogo e o fono que acaba encaminhando a pessoa para o otorrino, mas eles procuram quando precisam.



Ouvir música muito alta em fones pode causar perda na audição e na voz: nariz, ouvido e garganta são ligados.

Dependendo da quantidade da duração, por exemplo, eu coloco um fone para ouvir uma música num som bem alto e por varias horas, e isso constantemente com certeza vai causar uma perda auditiva, em segundo plano, a voz é afetada porque você perdendo a audição a tendência da é falar cada vez mais alto para que ela mesma possa se ouvir.

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...