Susana Toledo
Publicitário, escritor, um mestre na arte da mídia; e um dos empresários mais bem humorados do Brasil, é quem fala da vida, da carreira e de suas publicações.
A publicidade atravessou uma fase de mesmice; tirando, claro, os ousados de sempre, qual é o “up” do momento, a propaganda voltada para o humano, menos robotizada?
Zeca Martins
Usando sua expressão, acredito que o UP do momento seja a capacidade de inter-relacionamento entre pessoas e produtos que a Internet está proporcionando. Os profissionais de comunicação ainda estão engatinhando no que diz respeito às potencialidades da Internet como mídia.
Susana Toledo
você escreveu vários livros; qual o tema que você julga a temporal?
Zeca Martins
As emoções humanas são o que mais me fascina. Por que gostamos, odiamos, aceitamos, rejeitamos etc.? Desde que o homem é homem, a única coisa que jamais mudou foi a emoção humana. Tivemos várias épocas históricas, mas o coração humano sempre reagiu igual. Como dizia Fernando Pessoa, "o ser humano é sempre igual, mas em todo lugar ele é sempre diferente". O profissional de comunicação que quiser se dar bem, na minha opinião, deve estar mais de olho nas aspirações das pessoas que nas novidades tecnológicas empregadas para falar com elas.
Susana Toledo
há uma rivalidade velada entre publicitários e jornalistas, em que a união dessas duas categorias profissionais contribuiria para a criatividade numa agência de propaganda?
Zeca Martins
Sempre achei essa rivalidade uma imensa bobagem. Felizmente, a própria evolução dos meios de comunicação vai se encarregar de enterrar isso de vez. A convergência dos meios de comunicação que estamos experimentando, e que se intensificará cada dia mais, fará com que, muito em breve, sejamos sobretudo profissionais de comunicação. Esse negócio de ficar dizendo que publicitário é isto e jornalista é aquilo não passa de um maniqueísmo idiota.
Susana Toledo
se um jovem lhe falasse:"quero ser publicitário", o que você responderia? E qual o maior desafio e prazer teria esse jovem quando formado?
Zeca Martins
Diria "OK, seja bem-vindo, mas prepare-se para estudar muito e ralar mais ainda, muito mesmo, se quiser ter alguma chance de sucesso. Esse negócio de acreditar que bastam sacadinhas criativas pode enterrar você". A verdade é que a profissão é sensacional, mas não da forma que se acredita por aí.
O desafio? Bem, sobre isso dizem por aí que só existem três coisas difíceis na propaganda: entrar, se manter nela e sair.
Susana Toledo
Zeca, esse espaço é seu para dirigir-se aos nossos leitores/internautas
Zeca Martins
Estudante: no mundo atual da publicidade, do jornalismo ou das relações públicas, não peça emprego, crie o seu.
José Carlos Martins
Mais de 30 anos de atividade em propaganda e marketing: planejamento estratégico, criação publicitária e de projetos de marketing direto, gerenciamento de comunicação corporativa, relações públicas, promoção de vendas, feiras e eventos e ferramentas de treinamento. Ex-Professor universitário. Autor de livros sobre Propaganda adotados em universidades de todo o país.Como:REDAÇÃO PUBLICITÁRIA - A PRÁTICA NA PRÁTICA.
PROPAGANDA É ISSO AÍ!
BLOG DE PAPEL, PROPAGANDA E MARKETING.
DEUS É INOCENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário