sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ricardo Santos


       

 Susana Toledo


ST- RICARDO. VOCÊ É UM JOVEM LIGADO A MÚSICA, AO TEATRO, QUANDO SE DESCOBRIU UM COMUNICADOR SOCIAL; QUANDO PERCEBEU QUE QUER EXPOR SEU MODO DE VER E RELATAR A SOCIEDADE NUMA COLUNA DE UM JORNAL? 
RS-Sempre fui bem comunicativo, desde de criança já brincava de ter um programa de TV rsrs, porem a coluna veio de uma forma espontânea e inesperada senti a necessidade de mais espaço jovem no jornal e assim trazer mais a juventude ao habito da leitura... é só dar lhes a importância devida.
ST-VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR A NOVA LEI DE DIRETRIZES SOBRE A PROFISSÃO DE JORNALISTA?

RS- Na verdade vejo essa decisão com certo equilíbrio, acredito realmente que dom não se adquire com um certificado isso em qualquer profissão e que todos com capacidade de formar opiniões e expor estas aos demais devem ter esse direito sem distinção, porem acho necessário o estudo para a melhor qualificação e lapidação desses muitos diamantes brutos.
ST-QUANDO VOCÊ ENTREVISTA ALGUMA AUTORIDADE OU CELEBRIDADE, ACHA FALTA DE UMA FORMAÇÃO NA ÁREA DE JORNALISMO OU ISSO NUNCA LHE FEZ FALTA?

RS-Na verdade o certificado é mais técnico do que pratico, os temas e as pautas vêem conforme o momento e a personalidade entrevistada, tudo que é feito visando à qualidade tem de ser preparado anteriormente, mas isso não significa que tenho que ter um diploma para me tornar capaz de algo que tenho habilidade.
ST- VOCÊ QUER  CURSAR UMA  FACULDADE DE JORNALISMO?

RS-Na verdade gostaria de cursar a faculdade, porem como hobby, não acho que temos que nos focar em dinheiro mais satisfação e como para se conquistar a satisfação precisamos de dinheiro começarei optando por outra faculdade ligada a área.
ST-NOS EUA NÃO EXISTE FORMAÇÃO PARA JORNALISTA. O QUE HÁ, É UMA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ADVOGADO FAZ UMA PÓS GRADUÇÃO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA SER JORNALISTA (POR EXEMPLO), VOCÊ ACREDITA QUE ISSO FUNCIONA NO BRASIL?

RS-Sinceramente não. O nível intelectual do brasileiro anda um pouco defasado do restante dos países ricos e emergentes, se para cursar o básico que seria o nível superior já esta sendo complicado por conta da situação financeira e da nova lei. Imagine se tivesse algo alem; as pessoas simplesmente fariam o que fazem hoje burlariam.
ST- COM A INTERNET NENHUMA PESSOA VAI DEIXAR DE SE EXPRESSA, DE DIZER O QUE PENSA,
ENTÃO PORQUE VOCÊ ACREDITA QUE O SENADO PRECISOU DESSA LEI PARA GARANTIR O DIREITO DE EXPRESSÃO?

RS- Pois de nada adianta novos meios de comunicação se em nosso pais ainda houvesse distinção de opinião pautada em certificado, não podemos medir potencial em documentos, muitos jornalistas de peso escrevem asneiras que talvez um principiante jamais escreveria, o senado deve ter compreendido que reprimir é irar ainda mais quem simplesmente quer apurar a verdade e vincular novos pontos de vista.
ST- VOCÊ TEM CONVICÇÃO QUE UMA PESSOA LEIGA, PODE ABORDAR QUALQUER ASSUNTO NUM JORNAL OU REVISTA COMO: SAÚDE, POLÍCIA, POLÍTICA, PEDOLFILÍA, CIÊNCIA... DA MESMA FORMA QUE UM JORNALISTA QUE  PASSA 4 ANOS ESTUDANDO: DIREITO, ÉTICA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, SEM COMPROMETER A INFORMAÇÃO AO LEITOR?

RS- Com certeza na área de expressar conceitos ninguém pode assegurar superioridade alegando estudo, ir para escola todos podem ir mas e aprender quem pode afirmar de uma forma geral...em todos os casos existem grandes matérias e grandes asneiras jornalísticas, o que varia é o individuo e não cinco anos ou 1 dia de aula.
ST- VOCÊ ACHA QUE POR O LEIGO ESTAR MAIS PRÓXIMO DO POVO(PERTENCER AO POVO), ELE TEM COMO RELATAR MELHOR AS QUESTÕES SOCIAIS, COISA QUE OS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE PODE DEIXAR MAIS ELITISADOS OS JORNALISTAS?

RS-É difícil tratar uma pessoa que vive o problema relatado como leigo, podemos afirmar que desde que este “pseudo leigo” esteja apto, digo, preparado para expor sua opinião de forma coerente e equilibrada não vejo problema algum porém, todo bônus trás consigo um ônus e este também tem de ter sua responsabilidade por quaisquer informações transmitida
ST- A SUA COLUNA " NA VIB TEEN" ,É VOLTADA PARA OS JOVENS; O JOVEM BRASILEIRO JÁ ESTÁ PREPARADO PARA PRODUZIR BONS MATERIAIS A SER PUBLICADO NA MÍDIA?

RS-Ser jovem facilita em muito na criação e no desenvolvimento de um veiculo para ele próprio, se você sabe o linguajar as preferências e o que fariam este a se interessar por uma coluna que o trata de igual para igual sem esquecer da qualidade com certeza o fará melhor, e será capaz de formar opiniões da mesma maneira de um adulto ou idoso. O que importa na verdade é o conteúdo e não a idade do colunista.
ST- ESTUDOS INDICAM QUE: A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA (E ATÉ MESMO ALGUMAS  PARTICULARES), DEIXAM A DESEJAR NA EDUCAÇÃO DO JOVEM BRASILEIRO; O CONTEÚDO A QUE OS LEITORES OU INTERNAUTAS VÃO TER ACESSO PODE FICAR COMPROMETIDO PELA AUSÊNCIA DE QUALIDADE NA APLICAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA QUE É PRIMORDIAL PARA SE COMUNICAR BEM?

RS-Na verdade nosso ensino é deficiente bem antes da popularização da internet, não nego que com essa nova ferramenta o jovem pode se descuidar de alguns fatores primordiais porem isso se aplica mais a sites de relacionamento e conversação on line do que a artigos propriamente criados e executados pelo jovem, não podemos generalizar o jovem como influenciável direto pois todos estamos sujeitos a lavagem gramaticais do século XXI.
ST- ESSE ESPAÇO É SEU PARA SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS.
RS-Obrigado pelo convite e espero estar aprendendo a cada dia com os companheiros formados e aprimorando meu trabalho na qual prezo muito e espero que possa cada dia mais possa fazer o que gosto com qualidade... Um grande beijo!
 *
   *Ricardo Santos
21 anos, estudante e colunista do Jornal Estãcia/Salto SP
Coluna: Na Vibe Teen
 

Um comentário:

Bianca disse...

Quero dar os parabéns para a Susana que sempre mostra em seu trabalho originalidade, e vai ao ponto certo em todas as matérias


Parabéns continue fazendo este ótimo trabalho!!

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...