segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Alerta!! Tudo o que você precisa saber sobre a Resolução CNE/CEB Nº 02/97 do MEC



Por
Susana Toledo
Tudo o que você precisa saber sobre a Resolução CNE/CEB Nº 02/97

Esta resolução permite que bacharéis possam se tornar docentes. Não é de interesse da maioria das universidades que todos saibam, da nova maneira de se chegar adocencia.  Não  é necessário cursar quatro anos para se ter uma licenciatura.
Posso dar um depoimento pessoal que estou cursando R2 Letras para obter licenciatura em Língua Portuguesa. O cuidado consiste em pesquisar quais universidades ou faculdades estão ministrando o curso.
Aqui um exemplo das instituições que estão autorizadas pelo MEC para expedir diploma válido (nao certificado), para a conclusão do R2.
IGC 3
IGC 3
IGC 3



                                                                                IGC 4



Esse grupo oferece no polo da cidade de Salto/SP (Sala na Rua Dr. Barros Júnior,264 - centro)
os cursos:





Alessandra Giacomassi representa o grupo, no quesito informações! E foi quem nos enviou esses detalhes via  WhatsApp
019 991585294
A Alessandra lhe passará todas as informações, e mais, você ficará sabendo que:
Poderá fazer um R2 + 1 Pós sem dobrar a mensalidade 

A (Resolução 2/97) tem como objetivo habilitar bacharéis e tecnólogos para o exercício de magistério em disciplinas do currículo que integram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Profissional de Nível Médio nos diferentes sistemas de Ensino
 Para poder cursar a disciplina e obter a licenciatura a que se fazer uma análise do seu histórico (graduação). O MEC exige 160h de disciplinas afins ou que correlatam com a licenciatura desejada. Por exemplo: o Bacharel em Enfermagem possui 160 h de Biologia em seu histórico; fazendo o aproveitamento, receberá um certificado de “Licenciatura Plena em Biologia” reconhecida pelo MEC. Envie seu histórico (pode ser uma foto), para análise da Alessandra.
Quem pode participar

Enfermeiros, administradores, advogados, psicólogos, nutricionistas, engenheiros, contadores, arquitetos, enfim, todos os portadores de graduação (bacharel e/ou tecnólogo). O curso tem a duração de apenas 10 meses, após esse período o profissional, poderá exercer a carreira docente e também poderá participar de concursos públicos voltados a professores.


Detalhes da Resolução
Resolução CNE/CEB Nº 02/97 

Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio.
O Presidente do Conselho Nacional de Educação, tendo em vista o disposto nos artigos 13 e 19 do Regimento e no Parecer nº 4/97, homologado pelo Senhor Ministro de Estado da Educação e do Desporto em 16/6/97, resolve:

Art. 1º - A formação de docentes no nível superior para as disciplinas que integram as quatro séries finais do ensino fundamental, o ensino médio e a educação profissional em nível médio, será feita em cursos regulares de licenciatura, em cursos regulares para portadores de diplomas de educação superior e, bem assim, em programas especiais de formação pedagógica estabelecidos por esta Resolução. Parágrafo único - Estes programas destinam-se a suprir a falta nas escolas de professores habilitados, em determinadas disciplinas e localidades, em caráter especial.

Art. 2º - O programa especial a que se refere o art. 1º é destinado a portadores de diploma de nível superior, em cursos relacionados à habilitação pretendida, que ofereçam sólida base de conhecimentos na área de estudos ligada a essa habilitação. Parágrafo único - A instituição que oferecer o programa especial se encarregará de verificar a compatibilidade entre a formação do candidato e a disciplina para a qual pretende habilitar-se.

Art. 3º - Visando a assegurar um tratamento amplo e a incentivar a integração de conhecimentos e habilidades necessários à formação de professores, os programas especiais deverão respeitar uma estruturação curricular articulada nos seguintes núcleos:

a) NÚCLEO CONTEXTUAL, visando à compreensão do processo de ensinoaprendizagem referido à prática de escola, considerando tanto as relações que se passam no seu interior, com seus participantes, quanto as suas relações, como instituição, com o contexto imediato e o contexto geral onde está inserida.

 b) NÚCLEO ESTRUTURAL, abordando conteúdos curriculares, sua organização seqüencial, avaliação e integração com outras disciplinas, os métodos adequados ao desenvolvimento do conhecimento em pauta, bem como sua adequação ao processo de ensino-aprendizagem.

 c) NÚCLEO INTEGRADOR, centrado nos problemas concretos enfrentados pelos alunos na prática de ensino, com vistas ao plane- jamento e reorganização do trabalho escolar, discutidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, por meio de projetos multidisciplinares, com a participação articulada dos professores das várias disciplinas do curso.
Art. 4º - O programa se desenvolverá em, pelo menos, 540 horas, incluindo a parte teórica e prática, esta com duração mínima de 300 horas.

§ 1º - Deverá ser garantida estreita e concomitante relação entre teoria e prática, ambas fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades necessários à docência, vedada a oferta da parte prática exclusivamente ao final do programa. § 2º - Será concedida ênfase à metodologia de ensino específica da habilitação pretendida, que orientará a parte prática do programa e a posterior sistematização de seus resultados.

Art. 5º - A parte prática do programa deverá ser desenvolvida em instituições de ensino básico envolvendo não apenas a preparação e o trabalho em sala de aula e sua avaliação, mas todas as atividades próprias da vida da escola, incluindo o planejamento pedagógico, administrativo e financeiro, as reuniões pedagógicas, os eventos com participação da comunidade escolar e a avaliação da aprendizagem, assim como de toda a realidade da escola.
Parágrafo único - Os participantes do programa que estejam ministrando aulas da disciplina para a qual pretendam habilitar-se poderão incorporar o trabalho em realização como capacitação em serviço, desde que esta prática se integre dentro do plano curricular do programa e sob a supervisão prevista no artigo subseqüente.

 Art. 6º - A supervisão da parte prática do programa deve ser de responsabilidade da instituição que o ministra.

 Art. 7º - O programa a que se refere esta Resolução poderá ser oferecido independentemente de autorização prévia, por universidades e por instituições de ensino superior que ministrem cursos reconhecidos de licenciatura nas disciplinas pretendidas, em articulação com estabelecimentos de ensino fundamental, médio e profissional onde terá lugar o desenvolvimento da parte prática do programa.

§ 1º - Outras instituições de ensino superior que pretendam oferecer pela primeira vez o programa especial nos termos desta Portaria deverão proceder à solicitação da autorização do MEC, para posterior análise do CNE, garantida a comprovação, dentre outras, de corpo docente qualificado.
§ 2º - Em qualquer caso, no prazo máximo de 3 (três) anos, estarão todas as instituições obrigadas a submeter ao Conselho Nacional de Educação processo de reconhecimento dos programas especiais, que vierem a oferecer, de cujo resultado dependerá a continuidade dos mesmos.

Art. 8º - A parte teórica do programa poderá ser oferecida utilizando metodologia semipresencial, na modalidade de ensino a distância, sem redução da carga horária prevista no artigo 4º, sendo exigido o credenciamento prévio da instituição de ensino superior pelo Conselho Nacional de Educação, nos termos do art. 80 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 9º - As instituições de ensino superior que estiverem oferecendo os cursos regulamentados pela Portaria nº 432, de 19 de julho de 1971, deverão suspender o ingresso de novos alunos, podendo substituir tais cursos pelo programa especial estabelecido nesta Portaria, caso se enquadrem nas exigências estipuladas pelo art.
 7º e seus parágrafos. Art. 10 - O concluinte do programa especial receberá certificado e registro profissional equivalentes à licenciatura plena.

 Art. 11 - As instituições de ensino superior deverão manter permanente acompanhamento e avaliação do programa especial por elas oferecido, integrado ao seu projeto pedagógico. Parágrafo único - No prazo de cinco anos o CNE procederá à avaliação do estabelecido na presente Resolução.
Art. 12 - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. Hésio de Albuquerque Cordeiro Presidente do Conselho Nacional de Educação

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...