sábado, 14 de abril de 2012

Samuel Deolli Um dos mais promissor compositor da atualidade nos concede uma entrevista exclusiva.


Samuel Deolli tem 24 anos,
é natural de Goiânia, mora em Bruxelas-Bélgica
desde 2006.
Começou a cantar aos 11 anos
e a compor aos 15.



Autor de músicas como:
 Insensato Coração - entre outras.

Susana - Samuel como e quando você percebeu que podia ser um compositor.

 Samuel – Foi aos 15 anos. Depois de viver a minha primeira experiência amorosa "significativa" senti a vontade de expressar de alguma forma o que eu estava sentindo, e como já cantava desde os 11 anos e tinha acabado de aprender violão, a composição musical foi a forma de expressão mais natural pra mim.
Susana – O que te inspira para compor.
Samuel - Hum...Tudo! Acho que qualquer situação pode inspirar e nem sempre o tema tem a ver com a situação em si; As vezes apenas uma palavra diferente pode inspirar uma boa musica.
Susana – Qual foi a situação mais inusitada que te despertou um tema para fazer uma música.
Samuel - Acho a moda "eu vou tocar o terror" (que faz parte do novo DVD do João Bosco e Vinicius) por ter sido feita por Skype e com um tema um pouco diferente da minha linha de composição.
Susana – qual a diferença entre música comercial e não comercial.
Samuel – Eu acho que isso tem muito a ver com o que o povo esta querendo ouvir no momento, mas existem enumeros fatores que contribuem pra que as musicas se tornem comerciais, como o artista certo, divulgação competente, o produtor musical certo, etc... é muito "loteria" isso.
Susana - Você faz pesquisas para compor.
Samuel – Eu procuro saber o que povo esta escutando ou falando e sobretudo estou sempre atento aos lançamentos dos estilos que gosto e as mudanças que vão acontecendo a cada lançamento.
Susana - em tempos de internet, você acredita que o adolescente de hoje que vive diante do computador , jogando game, e navegando nas redes sociais, vão conseguir compor.
Samuel - Por um lado acho muito positivo que se tenha uma janela que te liga a toda essa informação, mas por outro acho que arte ter haver com viver pra sentir, é preciso sentir antes de criar e não apenas se expressar com experiências de outros.
Susana – você prefere fazer música diante do computador, ou vendo gente.
Samuel - Ai varia de acordo com o meu estado de espirito na hora de compor.
Susana – Você já vendeu alguma música sua, abrindo mão dos direitos de autor por dinheiro.
Samuel - Não por dinheiro, mas digamos que pra colocar suas musicas no mercado as vezes é preciso topar situações digamos "pouco vantajosas".
Susana – Existe mesmo a chamada “panelinha” de autores, onde novos compositores não entram, e não conseguem por uma música mesmo boa no CD de um artista de renome? Ou isso é papo de perdedor, de gente sem talento? Se a “panelinha” não existe como se consegue por uma música no CD de um artista de nome.
Samuel –Essas "panelinhas" na verdade são apenas grupos de amigos que estão funcionando juntos, e como em qualquer grupo de amigos é preciso que alguém te apresente ou que você atraia a atenção deles de alguma maneira; É bem verdade que nem sempre tem a ver com a qualidade das suas musicas.
Susana - Como os compositores vivem sem o devido reconhecimento? Quase no anonimato? Como fica o ego.
Samuel – Complicado isso! Acho que o prazer de escutar a sua musica fazendo sucesso na voz de quem você admira é o que mais importa, mas muitas vezes a falta de respeito e reconhecimento por parte dos artistas é o que pega!!

Em 2007 participou de um festival de musicas inéditas na Bélgica,
 com participantes de 12 países,
 ficou em primeiro lugar.
Em 2010 participou do mesmo festival
e também ficou com o primeiro lugar
recebendo o prêmio das mãos da
 ministra da cultura da Bélgica.
Atualmente cursa engenharia de áudio
 e produção musical na
SAE-Middlesex em Ixelles-Bélgica



Susana - O que costuma ler, assistir e ouvir.
Samuel –Gosto de ler de tudo, de romance a suspense. Procuro sempre filmes com conteúdo inteligente, bons roteiros, boas criticas e adoro series americanas como "two and a ralf men" "the mentalist" entre outras; Tenho um gosto musical muito eclético, até pelo fato de ser um estudante de engenharia de audio, tenho que escutar de tudo um pouco.
Susana – Qual o seu ritual para compor? Você se prepara para fazer uma música ou ela vem até você.
Samuel-Não consigo programar uma composição, geralmente ela vem.
Susana – Esse espaço é seu para falar o que quiser para nosso leitores.
Samuel - Obrigado pelo convite, é um grande prazer poder compartilhar um pouco das minhas experiências e espero que elas possam ajudar algum leitor que esteja começando nessa profissão.

Por: Susana Toledo

Nenhum comentário:

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...