Descontração diante do estúdio do Super Show |
Neste sábado tivemos uma tarde maravilhosa, de encontros profissionais, e de novas amizades, no estúdio do programa Super Show,no centro de Sorocaba.
E numa entrevista reveladora Thoninho Mattos, nos revelou seus sonhos, projetos e ipiniões sobre o meio musical, confira.
Susana - Thoninho Mattos, você é cantor, produtor, apresentador, e como é isso de você ter um programa de TV para revelar novos talentos e divulgar os já conhecidos?
Thoninho – Eu acredito que quanto mais artistas melhor! Valoriza nossa profissão, e para mim é um orgulho poder dar espaço a talentos, a mídia musical hoje está loteada, é inacessível, então, como o nosso espaço dos sábados é gratuito, A nossa única exigência é que tenha talento é a taxa que cobramos...rsrs.
Susana – Você é uma pessoa muito ligado a família, como foi compor uma música para as mães, e outra para as mulheres?
Thoninho – Eu sou um cara que sempre pega os temas para compor, e falar de mãe, falar da mulher não é fácil mas o sentimentos que nutrimos por elas nos leva a fazer uma boa letra.
“...Mãe me da o seu colo
Me põe no teu sonho para a vida enfrentar
Mãe eu sou teu menino embora crescido vou sempre te amar...”
Eu fiz uma música para o Roberto Carlos, quando ele perdeu a Maria Rita, falava de incentivo o motivando a voltar a cantar quando ele ainda estava meio que recluso. Mas a burocracia da gravadora acabou atravancando uma gravação que faríamos com a presença de: Fábio Jr., Leonardo, entre outros.
“...volte a cantar com seu sorriso
Vou te esperar volte amigo...”
Mas quando liberaram ele voltou a cantar e ai perdeu o sentido.
Susana – A sua experiência neste meio musical, permite que você diga o que para os jovens que estão iniciado.
Thoninho – Olha o importante mesmo é estudar, se a carreira decolar os estudos serão útéis para gerir os próprios negócios, se não decolar, poderá trabalhar em outra coisa. Eu já tive a idade deles, já me iludi, desencantei, mas esperiência agora é muita, e me dá certa autroridade para falar o que é real, e o que é ilusão no meio artistico. Nós formadores de opinião(cantores e apresentadores), temos por obrigação de mostrar para os iniciantes o que é bom ou não fazer, quando se pretente ter ou se tornar um sucesso. É preciso dizer isso como se fosse uma cartilha sabe? Aquelas de difesa do consumidor?...então uma espécie de alerta. Pé no chão é tudo o que precisa um futuro cantor.
Nunca tirar do que tem para investir em música, nunca acreditar nesses chamados “reveladores” de talentos, que não revelam nada, mas sabem cobrar e muito caro por uma mega produção, que não vai dar em nada, porque dinheiro não é tudo, em nosso meio talento e humildade é respeitado sempre antes de qualquer mega produção. O que se gasta com música não tem retorno, eu sempre digo isso aos jovens, não há nada de glamoroso em nossa carreira de músico, sempre 99% de trasmpiração e 1% de inspiração.
O jovem precisa sempre pensar antes de tudo em ser um profissional: ter aulas de canto, procurar uma fonoaudióloga, saber tocar algum instrumento, enfim, um bom exemplo disso é esse menino que está na mídia agora no mundo inteiro Michel Teló, ele toca gaita isso, demonstra que ele é um músico, e o sucesso oportuno de uma música(Ai Se Eu Te Pego), não foi sozinho veio com os 16 anos de carreira(bagagem), que ele tem, então, não adianta inventar, música demanda: esforço, dedicação, base familiar, abrir mão de ter uma vida normal, digamos assim, para se entregar a música. Estar preparado para um mundo cruel, e mercenário, e ser profissional é o que espera os jovens músicos, mas ainda assim, não há motivos para não cantar e compor, isso é meio que divino dentro de nós, não queremos fugir do dom de cantar nunca. Vivemos como caixeiro viajante, divulgando nosso trabalho.
Susana - Durante a entrevista, Thoninho Mattos, fala em tom de desabafo, sobre a exploração de alguns produtores em cima de jovens que se iludem com a promessa de sucesso rápido.
Thoninho - Canário da terra depois de uma briga de rinha não canta mais. Eu prefiro a chamada associação entre os artistas e não a desunião.
Susana – Thoninho nos concede a entrevista, enquanto afina o violão para nos mostrar uma música que fez em homenagem aos 15 anos da sobrinha Juliana, estavam presentes no estúdio durante a entrevista as duplas e Leonardo Viola, isso sobe o olhar sempre atento de Solange Rios produtora e Maik ....produtor de áudio e clip. Mattos, que já gravou com vários artistas e produtores, entre eles, Rick Bonadio, e Angela Maria a qual se refere com especial carinho. Atualmente Mattos se dedica a ser apresentador, dando em seu programa, o espaço que todo artista da área musical necessita, quando dá seus primeiros passos na mídia. Super Show com apresentação de THONINHO MATTOS vai ao ar pelo CANAL 16 DA NET aos sábados aprtir das 18:30.
Para saber mais sobre Thoninho Mattos, do seu programa e do recente CD "Energia Country"....Acesse:
http://supershow.tv.br/
Eu ao lado do meu entrevistado Thoninho Mattos |