quinta-feira, 5 de maio de 2011

No Brasil não há democracia

Por susana Toledo
*texto sendo editado
P

   Você crê que um país onde 74% dos brasileiros alfabetizados, não compreendem o que se diz num telejornal, e são incapazes de redigir uma redação. Na educação está na 88° colocação, que vai até 127, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura(Unesco). Atrás de países como: Colômbia, Bolívia e Paraguai. Só para lembrar, a Argentina ficou com o 38° lugar. Isso, não acontece somente no ensino médio, num estudo sobre as 200 melhores universidades do mundo, as brasileiras não estão lá(USP na 232ª posição, e a Unicamp na 248ª).
Isso é democracia?
A Índia Possui o maior número de Phds no mundo, é a maior nação utilizadora da língua inglesa; forma 300.000 cientistas por ano, enquanto a China forma 200.000, e os EUA, 60.000. E não só em quantidade, mas também em qualidade. O Brasil forma cerca de 36 mil profissionais de alta tecnologia por ano,
Você acha que somos um país democrático?
Só porque falamos palavrões nas músicas, e na TV? Porque votamos a cada quatro anos, e dos políticos que damos o poder de nos representar, uma grande porcentagem deles se tornarão corruptos? Vivemos uma democracia com um salário mínimo de 545,00Reais e a constituição diz: salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas, e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo(...)”
Isso é democracia?
Os presidentes de outros países costumam fazer frases sobre o Brasil. Que não dá para desmentir: em 1962 O general Frances Charles de Gaulle saiu com a frase”o Brasil não é um pais sério”. e é? O presidente dos EUA, Barack Obama disse, que o  presidente antecessor era o “cara”! ainda bem que, Obama não se estendeu na frase, se ele resolvesse justificar – O cara que mais errou, o cara, que serviu ao poder econômico e não aos trabalhadores?
Você acha que somos um país democrático?

Para que estudar história da arte, sociologia, humanidades..., antropologia? Para que saber compor músicas como essas, ou poemas como estes? Para que nos preocuparmos  se para  “causar”, ser celebridade, basta um  tórax desenvolvido, milhares de “amigos” no Face book, manipular bem o teclado  do celular, do play estation e usar corretamente os emoticons, ou ter um par de pernas um bunda dura, e alguns ml de silicone e os cabelos oxigenados.
Isso é democracia?

Não sei por que  escrevo isto, se das 100 pessoas que lerem 74 não entenderão? Como pensar em números, se não tivermos aulas substanciais de matemática, ou no supletivo nem professor da matéria havia? Para que saber o significado da palavras, ou saber usar uma caneta? Ser não interessa, se ter um tênis de marca e ficar de boca fechada é o suficiente.
Somos um povo alegre, temos futebol, carnaval, praias e sol! Que importa se o bandido que matou o seu filho há três meses, esbarre contigo no shopping gosando de um indulto de Natal ou Páscoa e com a sua cara.
Somos todos primários, nascemos com licença para matar a primeira vez neste pais, que detém a nacionalidade de Deus. Penitencio-me por ser jornalista(embora não compactue), a mídia não dá noticia. Servindo ao poder econômico, que a tudo domina inclusive a tão livre internet fabricam personagens para deles extraírem “noticias” por 15, há 45 dias depois sepultam o fato.
Você acha que somos um país democrático?


O Brasil é o único pais que não tem nenhuma manifestação contra ou a favor a nada, apenas quando orquestrados pela mídia aparecem num lindo domingo de sol, de braços dados para protestar contra algo que desconhecem; mas está na pauta da moda. Impunidade, leis que pegam e que não pegam, a justiça é cega tanto que não vê o que devia, Esmolas para os pobres, como na velha Roma pão e circo, rendendo poder. Um teatro onde tudo é de faz de conta, o governo finge que governa, a polícia finge que age e o poder judiciário finge que é justo. saber que nem mesmo esse português asange 74% entenderá.
Isso é democracia?
Onde se proibe o aborto, mas os bebes podem ser mortos depois de nascer, pode-se jogar da janela, no lixo...
É probida a pena de morte, para quem?
Juizes liberam(respaldados pela lei), bandidos que tem bom comportamento antes do cumprimento da pena, e eles saem e praticam novos delitos. Afinal, somos um pais de paz, embora fabriquemos armas para exportar. Roubar antes de se eleger não se denomina crime para os politico. Somos todos iguais perente a lei

Zé Ninguém

Biquini Cavadão

Quem foi que disse que amar é sofrer?
Quem foi que disse que Deus é brasileiro,
Que existe ordem e progresso,
Enquanto a zona corre solta no congresso?
Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar!
Os dias passam lentos
Aos meses seguem os aumentos
Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes
Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
Se tudo aqui acaba em samba,
no país da corda bamba, querem me derrubar!!
Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
A minha acabou faz tempo, agora entendo por que ....
Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes (4X)
Os dias passam lentos
Os dias passam lentos
Cada dia eu levo um tiro
Cada dia eu levo um tiro
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo...

Educação via internet convegir para gerar inclusão


Desde os tempos mais remotos, nossos ancestrais imitavam gestos e sons guturais, para se comunicarem. Depois os – Homosapiesns - E suas pinturas Rupestres, a invenção da roda e a descoberta do fogo, e dela para cá, muitas foram as criações do homem para se comunicar.
Derrubando a “Babel”, dos limites territoriais, da língua e das diferenças culturais e sociais.
A invenção da escrita, do radio, da TV, mas todas essas invenções, serviram para reafirmar o poder econônico de poucos. Nem mesmo a globalização serviu para dirimir as diferenças.
A barreira distância, foi suplantada, mas não se pode dizer o mesmo no sentido igualdade social.

Chega a internet(como todas as outras invenções do homem, recheada de promessas, iluministas -liberdade,igualdade e fraternidade-), Mas com uma nova vertente ainda nunca explorada; convergência(o ciberespaço, onde os pequenos cérebros alimentaria um cérebro gigante, que depois dele todos se alimentariam, num infinito gerador de saberes).Muito difundida pelo Sociólogo Pierre Lévy.
Tido por alguns estudiosos como sonhador.
Lévy, descreve o futuro da convergência, como informação, que se torna automaticamente desconhecimento antídoto para a miséria social e cultural.

No Brasil, 190 milhões, subdesenvolvido, 3°mundo, corrupção política, e auto índice de desemprego, violência e impunidade.
Sabe esse povo usar a tão decanta ferramenta convergente? Estão eles sabendo utilizar a mais nova “machadinha de pedra”, chamada internet?
Pesquisas e o tempo dirão, mas exemplos é o que não falta.
O brasileiro usa mais as redes sociais para diversão que para informação.

A maioria dos acessos feito por internautas de comunidades carentes, é via:
ONGs, igrejas, centros comunitários, sindicatos, prefeituras e Estado.
Um exemplo, é o AcessaSP: com 10 anos de atuação, com a maioria dos municípios do interior paulista tendo um posto.
Acessa SP
83 cessos diários, 10 computadores(linux), há três anos na cidade, o Acessa atende usuários entre 11 e 50 anos, o posto citua-se no centro da cidade(de forma improvisada) na Biblioteca Pública da cidade; atende das oito as 17 horas – os dois monitores, não interferem nas buscas dos usuários.

Cabe a discussão -  a população que dá seus primeiros passos em solo virtual,  sem uma base educacional, precisa ou não de um monitor para orientá-los?

Ajudá-los a beber dessa enciclopédia inesgotável,  atualizada em tempo real, e que não serve apena para jogos e bate-papo, essa ferramenta no caso de alguns usuários pode significar mudança de vida.

Uma das ONGs que disponibiliza computadores de forma gratuíta a toda comunidade, é a Associação Infanto Juvenil Múltipla(@fim), de Salto - SP. Há 13 anos, na cidade além das aulas de inglês, espanhol, culinária, e palestras, o foco é voltado para as aulas de informática.
Fundada em outubro de 1998(pelo farmacêutico Cleófano Leão e amigos), tem cerca de 1000 alunos formados anualmente.
Sede á Rua Rio Branco,1038
Centro, Salto
Telefone: (11)4028-3600
E tem pela cidade, várias”salas etinerantes” - Igrejas, ou centros comunitários, como a do Jardim Santa Cruz(um dos bairros mais carente da cidade com mais de 17 mil habitantes), onde por quatro anos, sob a coordenação da professora Adelina Constantino, manteve  uma sala de aula de informática. Atualmente, tem essa sala no Bairro Santo Inácio, na Igreja do mesmo nome.
“Os alunos tem a disposição, turmas das nove as 17 horas, priorisamos aulas técnicas de informática. Como ferramenta de trabalho(word, exel, banco de dados, tabelas), as aulas são semanais, e as idades dos 30 alunos, varia entre 11 e 17 anos. Sempre nos 15 minutos finais das aulas, a molecada acesse o orkut, MSN, eles podem vir fora do horário das aulas, para fazerer pesquisas  para a escola regular, aqui é um complemento.”
Afirma Francisco Gomes da Silva de 20 anos, Professor de Informática,  há três  na @fim.
Gomes, expressa também sua opinião a respeito  – os primeiros passos do internauta ser monitorado-
“A garotada, é “equispert” nos jogos e bate-papo oline, mas percebo, que quando precisam buscar algo no google por exemplo, eles recorrem a mim, criam twiter, ou facebook, por modismos, e a vezes até rejeitam a ferramenta, por não saber mais a fundo  seu uso.
O Orkut é o mais usado, ainda, por ser mais antigo seu uso e talvez por ser simples.
Mas estamos aqui para direcioná-los nas buscas. Imagino, que se os computadores estivessem aqui, apenas para livre acesso, não teria a mesma utilidade para eles, que precisam de uma capacitação para o primeiro emprego, tem que saber utilizar melhor a internet, o nosso curso não abre mão de que copiem sempre algum texto da lousa, para não perder o hábito da escrita, ainda temos a disposição: filmes, livros na biblioteca. Isso agrega para o conhecimento deles.
Não  se tem curiosidade sobre o que não se conhece. Comclui o instrutor.

Convergir é preciso

Fica no ar várias perguntas, de como a ferramenta internet é usada no primeiro e no terceiro mundo.
O despertar do povo Egípcio

tido até então por sociólogos como letárgicos, souberam bem utilizar uma rede social(twitter), para tirar um ditador há trinta anos no poder(Hosni Mubarak). Foi um verdadeiro “Flashmood”, político que ocorreu na praça Tahir, no Cairo.

300 milhões de libras, foi aplicado por Brown em 2008, em laptops e conexão de banda larga para 270 mil famílias.O projeto Home Access, foi desenvolvido por Brown em 2008, mas os planos para levar a internet aos lares de crianças carentes já são discutidos no governo há muitos anos. E vaicontinuar até que todos possam ter acesso. Segundo o premie.

 Notebooks gratuitos com acesso à internet são distribuídos a milhares de lares ingleses para ajudar crianças de famílias pobres a terem resultados melhores nas notas escolares, afirmou  primeiro ministro britânico Gordon Brown.  O governo do Reino Unido fez um apelo às industrias de tecnologia da informação para apoiarem o programa Home Access, chamando personalidades do mundo da tecnologia para a liberação de verbas que garantiria às crianças inglesas de cinco a 19 anos um computador e conexão à internet em seus lares.

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária

Michel Teló em 25/abril na cidade de Carlos Gomes/RS - V EXPOCAR lll Mostra Agropecuária Saiba mais sobre Carlos Gomes Mais i...